Dois alunos da ESE, Duarte Camões e Joaquin Bello, 11.º E- Ciências Económico Sociais na FINAL NACIONAL das OLIMPÍADAS DA ECONOMIA, selecionados entre 8 250 alunos.
As Olimpíadas da Economia são uma iniciativa de caráter social implementada nas escolas secundárias de Portugal, tendo sido iniciada em 2013/2014, pelo projeto Une dois Mundos. O projeto, inicialmente composto por um grupo de estudantes da Licenciatura em Economia da FEUC, foi crescendo, reunindo hoje alunos de diferentes cursos e graus de ensino da Universidade de Coimbra, pautando-se assim por ser um dos projetos mais dinâmicos desta secular instituição de ensino. Para além dos alunos da Universidade de Coimbra, antigos participantes juntam-se à equipa na procura de um melhoramento continuo do projeto. Com o objetivo de promover o gosto pela ciência económica nos mais novos, as Olimpíadas da Economia propõem-se a despertar nos jovens um apurado sentido crítico pela atualidade económica, sendo que a atividade é destinada a todos os estudantes, independentemente da área científica de estudo pelas quais estes optaram. Têm ainda como objetivo, criar uma união entre o ensino secundário e o ensino superior, aproximando os estudantes portugueses daquela que é a mais antiga e reputada universidade de Portugal e da Lusofonia: a Universidade de Coimbra.
Este ano realizou-se as Olimpíadas da Economia VIII com a participação de 172 Escolas Secundárias e Profissionais de Portugal e Macau, 112 municípios, 19 distritos e 8250 alunos (dos quais 10 alunos da ESE do 11ºano turma E), pela primeira vez em formato virtual, com recurso a uma aplicação web também disponível para o telemóvel, sendo o tema principal Portugal 2030.
O projeto Olimpíadas da Economia - Une Dois Mundos é uma prova constituída por três fases:
A fase Escolar que contém 50 perguntas, sendo 20% das questões em língua inglesa. Os temas desta prova foram Portugal 2030 como tema principal e ainda História e Personalidades, Política Económica, Conceitos Económicos, Gestão e Finanças e Atualidade Económica. Nesta fase passam 25% de melhores alunos de cada escola.
A fase Regional composta por 13 semifinais. Composta por 3 perguntas iniciais de resposta aberta e 40 de resposta fechada. Nestas 40 perguntas os temas abordados foram Portugal 2030, História e Personalidades, entre outros. Contou ainda com 5 perguntas sobre a Universidade de Coimbra, pois é a organizadora da prova.
A fase Final onde participam os 4 melhores alunos de cada semifinal, os cinco melhores quintos lugares e ainda 5 representantes de Macau. A estrutura da prova para esta fase ainda não foi divulgada.
Testemunhos
1 - Porque é que decidiram participar nas Olimpíadas da Economia?
Carolina Soutinho - “Eu decidi participar nas Olimpíadas para me desafiar e para me por à prova!”
Simão Homem - “Fui para melhorar os meus conhecimentos da disciplina de Economia”
Rodrigo Rebelo - “Desafiei-me a mim mesmo e criamos uma competitividade saudável entre todos”
Luísa Silva - “Participei nas Olimpíadas porque gostei da ideia de ter um desafio relacionado com Economia e queria saber se estava à altura”
Silvana Rodrigues - “Participei porque queria mostrar o que sabia”
Gonçalo Tavares - “Eu participei no âmbito de me desafiar e testar/melhorar as minhas competências a Economia”
Tiago Cunha - “Apesar de não ter sido selecionado dei o meu melhor e espero competir outra vez”
Semifinalistas
2 - Achas que participar nas Olimpíadas te deu mais motivação relativamente ao teu futuro na área da Economia?
Joaquin Bello - Eu considero que sim porque ter chegado até a final das olimpíadas aumentou o meu interesse pela área e mostrou-me que sou capaz de estar entres os melhores alunos desta disciplina a nível nacional e reforçou as minhas ideias de prosseguir um curso relacionado com a área. Já tinha interesse em prosseguir um curso relacionado com a economia, mas agora tenho mais confiança de que tenho futuro nesta área
3 - Achas que a participação neste desafio te beneficiou? Se sim, de que modo?
João Silva - Eu acho que a participação nas Olimpíadas da Economia me beneficiou, e a todos os outros participantes, bastante, pois permitiu que adquirisse novos conhecimentos a partir das questões e da pesquisa prévia que realizei com a finalidade de me preparar para a prova. Ajudou a compreender melhor o projeto "Portugal 2030", sendo este o tema desta edição das olimpíadas.
4 - O que esperas para esta fase nacional?
Duarte Camões- Tendo em conta as fases anteriores, penso que a exigência irá aumentar, isto porque da primeira para a segunda fase a exigência foi muito maior e as perguntas foram mais interessantes. Além disso, estou à espera de uma prova que, tal como as anteriores, misture perguntas de ciência económica com perguntas de cultura geral, que estejam relacionadas com a Economia e principalmente com o tema das Olimpíadas deste ano, "Portugal 2030". Resumindo, para a próxima fase, estou à espera de uma prova difícil, mas desafiadora e de elevado interessante.
Eu e o Joaquim estamos de mangas arregaçadas para trabalhar na preparação desta fase. Temos como motivação o gosto pela Economia e como grande objetivo voltar a colocar o nome da nossa escola nos lugares cimeiros.
Os alunos do 11º ano turma E e professora Lúcia Branco