O epíteto de «cidade estudantil» cola-se a Coimbra como uma segunda pele. Também eu, Letícia Rodrigues do curso de Ciências Socioeconómicas do 12.º ano, me grudei à cidade, esta que recebe, anualmente, os finalistas das Olimpíadas da Economia. Pela segunda vez fiz parte deste grupo e partilhei com os restantes 63 finalistas um desejo acérrimo de desenvolver um sentido crítico mais apurado relativamente à atualidade económica. Fui acompanhada do meu colega António Espínola, do 10º ano, que, pela primeira vez, participou nesta experiência.
O projeto «Olimpíadas da Economia – Une dois Mundos» mostra-se um projeto inovador na área da ciência económica em Portugal, que procura aproximar e unir o mundo do ensino superior ao mundo do ensino secundário. No dia 5 de maio decorreu a sessão que encerrou a XI Edição das Olimpíadas da Economia, esta que todos os anos tem vindo a atingir recordes no que concebe ao número de alunos participantes – 3200, este ano - em representação de todos os Distritos e Regiões Autónomas de Portugal, aos quais se juntam as Escolas Portuguesas de Macau e Moçambique.
O tema da XI Edição das Olimpíadas da Economia foi a Inteligência Artificial. Quais são os desafios económicos associados à implementação daIA em diversos setores? Como é que a IA está a influenciar a competitividade entre empresas? Quais são os possíveis efeitos da IA na distribuição do rendimento e na desigualdade económica? Estas e outras questões foram colocadas e mereceram a nossa atenção e reflexão.
De todas as atividades desenvolvidas ao longo dos 3 dias em Coimbra, não posso deixar de destacar o projeto de discussão e apresentação em grupo que desenvolvi juntamente com outros finalistas. Foi uma experiência dinâmica e entusiasmante, que nos levou a tentar encontrar soluções baseadas na IA para os problemas da atualidade, tendo sempre em consideração os seus possíveis efeitos negativos e procurando, evidentemente, mitigá-los.
O único aspeto negativo da experiência, como se costuma dizer, é ter acabado. Levo comigo o orgulho de ter feito parte desta iniciativa e, acima de tudo, a satisfação por ter partilhado com outros estudantes, guiados pela mesma vontade de aprender, esta paixão pela ciência económica.
Texto: Aluna, Letícia Rodrigues
Prof. Lúcia Branco