Painel da Biodiversidade da minha Terra | ESE 2022 - Alunos do 9.ºBCDEF, GEO/CD, alunos do 8.ºCN e Alunos Eco Conselheiros

No âmbito do desafio da UHU (ABAE), ”Painel da Biodiversidade da minha Terra”, os alunos do 9.ºano, turmas BCDEF e alunos Eco Conselheiros, desenvolveram trabalhos diversos e criativos, nas disciplinas de Geografia e CD, inseridos no tema VI “Alterações ao Ambiente Natural”.  Depois de realizada a pesquisa sobre a biodiversidade da região, os alunos elaboraram um painel, com dimensões diversas, recorrendo à reutilização de materiais e à colagem, e elaboraram uma memória descritiva sobre o mesmo. O grupo de trabalho da turma do 9.ºD contou com a colaboração da professora Glória Silva, docente da equipa coordenadora do Programa Eco Escolas, na ESE.

Abraçaram, também, este desafio as docentes de Ciências Naturais, a lecionar o 8.ºano, Ana Tomás, Elizabeth Marques e Elisabete Nunes, cuja informação do trabalho desenvolvido se transcreve:

“Na sequência de uma atividade prática de saída de campo ao Bioria em Salreu, região integrada no concelho a que as escolas de Estarreja e Avanca pertencem, e representativa de uma importante zona húmida, no Baixo Vouga Lagunar, os alunos recolheram informação sobre a biodiversidade local. Posteriormente, em sala de aula, os alunos de diferentes turmas do 8º ano de escolaridade, organizados em grupos, produziram diferentes trabalhos em formato digital do tipo cartão de identidade/marcador de livros/ficha da espécie. Cada grupo de trabalho selecionou uma espécie, fazendo pesquisa e seleção de informação sobre os tópicos seguintes: nome comum e científico; habitat; características morfológicas/comportamentais/ alimentação e outras, bem como a importância/papel da espécie para o Homem e para o ecossistema. Alguns dos trabalhos produzidos foram expostos no átrio das escolas, durante a semana Eco-escolas, tendo sido criado, na escola Secundária de Estarreja, um painel alusivo à Biodiversidade no Bioria. Materiais e técnicas para a construção do painel: papel de cenário, pintura em aguarela, trabalhos impressos e planta característica do Bioria (caniço).”

O principal objetivo do desafio consiste na transmissão de uma mensagem que apele à conservação da Biodiversidade da nossa terra.  

O trabalho submetido na plataforma da ABAE foi o realizado pela turma do 9.ºE, relativo à CEGONHA.

Todos os participantes no desafio estão de parabéns pelo esforço e trabalho desenvolvidos! 

 

Fátima Silva

(Prof. de GEO/CD & Coordenadora do Programa Eco Escola)

 

Consultar PDF - 9F Cegonha - Pesquisa

Consultar PDF - 9F Cegonha - Memória Descritiva