O programa “Eco-Escolas” pretende melhorar o desempenho ambiental das escolas, através do desenvolvimento de atividades que promovam o aumento das preocupações ambientais nas diferentes gerações e a alteração de comportamentos. Pretende, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal, encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. Neste âmbito, iniciamos, a 19 de abril, a Semana Eco da Escola Secundária de Estarreja (ESE) com a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, galardão Eco-Escolas, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) às escolas que contribuem diariamente para tornar o meio onde se inserem cada vez mais sustentável, educando e formando jovens geradores de mudanças e de comportamentos.
A cerimónia teve início às 10h30 com as honras da Coordenadora do Programa Eco-escolas na ESE, Sónia Silva e prosseguiu com a presença de toda a comunidade escolar, nomeadamente, do Diretor do Agrupamento, Professor Jorge Ventura, da Presidente do Conselho Geral, a Professora Rosa Mendonça, da Dra. Paula Silva, representante do Município de Estarreja, da Coordenadora de Projetos, Deolinda Tavares, docentes, não docentes, eco-conselheiros (Ana Matilde Bastos, Ana Vitória Gonçalves, Andreia Silva, Angelina Valente, Bia Escalante, Bruna Oliveira, Lara Oliveira, João Silva, Leonor Correia, Luísa Valente, Ramon Alvarado, Rodrigo Ferreira), delegados e subdelegados de turma.
Para assinalar este dia, vestimos de verde e branco, desejando que esta bandeira continue a ser hasteada, ano após ano! Conscientes de que os desafios que hoje nos colocam sobre as questões ambientais, requerem alterações profundas na nossa visão e funcionamento, procuramos caminhar no sentido de um equilíbrio com a natureza, onde podemos zelar por um ambiente mais saudável!
Neste dia apresentamos também o novo Eco-código 2021, o 7º passo da metolodogia do Programa Eco-Escolas, anunciado pelos eco-conselheiros.
TEMA: ÁGUA
1. Lavar as mãos é uma prioridade, mas não abras a torneira sem necessidade!
2. A água da chuva vamos reservar, para o jardim da escola regar!
TEMA: RESÍDUOS
3. Crescemos sem parar e as roupas vamos doar!
4. Tão importante como reciclar é pensar antes de comprar!
5. Seguindo a economia circular, as máscaras podemos reciclar!
6. Para as alterações climáticas travar, os resíduos vamos separar!
TEMA: ENERGIA
7. Para energia poupar, desliga a consola, pega na corda e vai saltar!
8. Enquanto a luz do dia permanecer, as lâmpadas não iremos acender!
TEMA: AR
9. Se o ar não queremos poluir, de transporte público, bicicleta ou a pé, para a escola devemos ir!
10. Se ar puro queremos respirar, o papel de ambos os lados vamos usar!
TEMA: ESPAÇOS EXTERIORES
11. Para poder existir flor, temos de respeitar o espaço exterior!
12. Para uma alimentação saudável, no espaço exterior vamos criar uma horta sustentável!
Aprendendo a respeitar e a preservar o ambiente, acreditamos poder continuar a melhorar o desempenho ambiental da nossa escola, procurando dar as melhores respostas possíveis aos problemas que detetamos!
Por fim, e após as honras proclamadas pelo Diretor Jorge Ventura e pela da Dra. Paula Silva, procedeu-se ao ato simbólico do hastear da bandeira propriamente dito, dando-se por concluída a cerimónia com uma breve apresentação em vídeo, de dança contemporânea, do núcleo de Atividades Rítmicas e Expressivas do Desporto Escolar, da Escola Secundária de Estarreja.
A Coordenadora do Programa Eco-Escolas na ESE
Professora Sónia Silva