De 26 a 29 de abril de 2022 decorreu, na Escola Secundária de Estarreja, a Semana ECO-PES, uma iniciativa da responsabilidade da equipa Eco Escolas e do Programa PES. Durante esta semana, a escola ‘vestiu-se’ de verde, acolheu visitantes e convidou a comunidade escolar a participar nas atividades propostas, criando oportunidades para a partilha de conhecimentos e a reflexão sobre diversas temáticas ambientais e hábitos de vida saudáveis.
A sessão inaugural, aberta a toda a comunidade escolar, teve lugar num dia chuvoso, o que condicionou as atividades programadas, obrigando à permanência no espaço do polivalente. Este momento inicial contou com a divulgação do ECO Código da ESE, pelos Eco Conselheiros e a realização de um Flashmob - Polar bears in beds of roses - sob a orientação das professoras Licínia Santos e Sandra Fagundes. De seguida, os alunos do 3ºciclo tiveram oportunidade de assistir à Palestra Viver Estarreja (auditório da escola), dinamizada por Alice Mendes, Lúcia Fernandes e Morgana, investigadoras do Projeto AGORARISK. Ao início da tarde, foi a vez dos alunos do secundário assistirem a mais uma sessão interativa, dinamizada por estas investigadoras. A súmula das ideias apresentadas e discutidas, bem como o feedback dado pelos alunos foram registados, em tempo real, num infográfico realizado pela artista plástica Morgana (afixado, posteriormente, no polivalente).
Quarta-feira de manhã, a Sustentabilidade e a Emergência Climática foram o mote da apresentação de Lurdes Cravo, fundadora da Associação Zero e com um vasto currículo na defesa do ambiente na Quercus, tendo os alunos sido convidados a refletir sobre a evolução das consequências ambientais das ações humanas e a sua responsabilidade individual, enquanto cidadãos críticos e proativos na construção de um mundo melhor. À tarde, o apelo ao consumo responsável e sustentável e ao zero desperdício estiveram patentes durante o visionamento do documentário Desperdício Desperdiçado, de Pedro Serra, tendo a comunidade escolar sido convidada a pensar sobre o resgate do desperdício, numa sociedade que produz acima das suas necessidades. Esta atividade foi organizada no âmbito do Plano Nacional de Cinema e da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, e a introdução esteve a cargo dos alunos João Silva, Joaquin Belo e Mariana Costa (12ºano).
A temática do lixo e do consumismo desenfreado foi novamente abordada na palestra Não Lixes o Planeta, da responsabilidade do fundador do movimento ambientalista Não Lixes, Fernando Paiva, na manhã de quinta-feira. De seguida, Carlos Matos, do projeto PicaPeixe, apresentou o seu projeto de construção de pranchas de madeira e divulgou outras atividades que pretendem explorar o potencial da ria de Aveiro.
No último dia de atividades, o sol da manhã convidou a um percurso pelo espaço exterior da ESE. Sob a orientação do Dr. Rafael Marques, professor da UA e biólogo da Câmara Municipal de Estarreja (antigo aluno da nossa escola), os alunos tiveram oportunidade de identificar e registar (através da aplicação iNaturalist), algumas das espécies da flora existentes no recinto escolar. Esta atividade foi antecedida de uma palestra com o biólogo, no auditório, intitulada Biodiversidade na ESE: identificação de espécies no recinto escolar. A apresentação da Calculadora Individual da Pegada Ecológica, já no período da tarde, permitiu terminar esta semana da melhor forma. Da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja e do professor da Universidade de Aveiro, Dr. Filipe Rocha, primeiro para alunos vindos de outras escolas do AEE e de Pardilhó e, depois, para uma plateia de alunos da ESE, esta palestra convidou à reflexão sobre a quantidade de recursos naturais consumidos numa determinada região por cada indivíduo (pegada ecológica) e a capacidade dos sistemas naturais da região para os fornecer e regenerar (Biocapacidade).
A apresentação de todos os convidados, durante a semana, esteve cargo dos alunos João Silva,12ºE, e Gonçalo Brites, 9ºD, e Lara Oliveira, 9ºF (sessão de abertura) e todas as palestras foram antecedidas da apresentação de trabalhos no âmbito das temáticas em análise, a saber: Desflorestação e Desertificação, da responsabilidade de Cristina Xia e Iris Silva (10ºB); Oceanos e Mares ameaçados, a cargo de Ana Rita Marques (10ºP) e Simão Abranches (10ºA); e Biodiversidade Ameaçada, apresentada por Alice Valente (10ºD1), Matilde Bastos e Lara Valente (10ºA).
Durante a semana, no polivalente, foi possível observar a exposição Árvores Nativas de Portugal, da ABAE, bem como diversos trabalhos realizados, ao longo do ano, por alunos do 3ºciclo e do secundário, no âmbito de vários projetos (Eco Escolas, PES, Cidadania e Desenvolvimento, RIC e DAC) e Áreas Curriculares. O jogo Poupuzzle (construído e dinamizado pelos alunos do 12ºano, do CP de Gestão), a realização de jogos tradicionais (com materiais reciclados construídos e dinamizados pela turma do 11ºH), e também no espaço exterior, a cargo dos Eco Conselheiros, foram outras das atividades presentes durante esta semana.
As colegas Rosa Correia e Liliana Oliveira e as turmas dos CP de Cozinha e Pastelaria, no restaurante pedagógico, abrilhantaram a semana com uma ementa saudável e recheada de sabor, que deleitou o pessoal docente e os convidados.
Na sessão de encerramento deste evento, o Sr. Diretor do AEE, Jorge Ventura, e o Sr. Vice-Presidente da CME, João Alegria, deixaram uma mensagem final, apelando à responsabilidade dos jovens na sensibilização das suas famílias para estas questões e para a construção de uma escola ainda melhor. Ao longo desta semana, foi reiterada a ideia de que as nossas escolhas importam e as nossas ações fazem a diferença. Enquanto cidadãos, escola e município, cabe a cada um participar ativamente na construção de um futuro sustentável e de um mundo para todos.
Nas palavras dos Eco Conselheiros,
‘Se queremos um mundo melhor, temos de ser melhores para o mundo’.
Um bem-haja a todos os que tornaram esta semana possível.
P’ Equipa de trabalho,
Fátima Silva e Glória Silva