No âmbito das disciplinas de TAA, ADR e Comunicar em Francês, os alunos do 11.º e do 12.º ano do curso de Turismo Ambiental e Rural foram turistas por um dia, a 1 de março de 2024. A dinamização da atividade esteve a cargo das professoras Cláudia Lopes, Filipa Maia e Brígida Pereira.
Saímos da escola às 8h30 e parámos em Óbidos. Estava em curso o Festival do Chocolate, com as ruas da vila dentro de muralhas super-animadas com venda de ginjinha e de chocolate nos mais diversos formatos. Percorremos as ruas, todas elas a cheirar encantadoramente a chocolate.
Visitámos a Pousada do Castelo (recuperada, claro, do reinado de D. Fernando), do grupo Pestana, visitando os quartos, os espaços de lazer e o restaurante. O responsável explicou que todos os objetos de decoração foram recuperados e pertenciam ao castelo. Apostam na exclusividade e numa experiência única, para os hóspedes. Achámos que todos os compartimentos são muito pequenos, as escadas muito íngremes, o que mostra como tinham de viver em castelos cuja função era de defesa do território. O edifício foi destruído e reconstruído, ao longo dos anos.
Chegámos à FIL, à Bolsa de Turismo de Lisboa, para conhecer as diferentes empresas e ofertas de turismo. Estava organizada por tipos de turismo: religioso, cultural, balnear, rural, desportivo, de aventura, ecoturismo, etc. Os alunos das turmas tiveram toda a autonomia para explorar os postos e bancas, nos vários pavilhões. Havia muito muito para ver. Do que vi, pareceram-me mais chamativos os que ofereciam bebidas, salgados, material de promoção diverso (canetas, chapéus, óculos, caderninhos…), construções que tínhamos de subir, expositores criativos, óculos digitais de realidade virtual; alguns dinamizaram danças (desfile de samba), cantares e música, outros tinham os agentes de turismo fantasiados. Também havia palestras, mas não assistimos a nenhuma.
Como alunos deste curso profissional, aprendemos como a criatividade é importante para vender experiências e produtos turísticos, é uma área importante da nossa economia e que todos gostam de ser turistas. Por isso, a oferta deve ser diversificada, abrangente e única.
Texto e fotos:
Francheska Fernandez | 11.º L - Enzo Delaporte | 12.º L