As medidas tomadas para a contenção da Covid-19, como o ensino à distância, a restrição das atividades físicas e dos contactos sociais e a alteração das rotinas, estão a ter impactos psicossociais, sem precedentes, nas crianças e nas famílias. É fundamental encontrar novas formas e espaços para as ouvir e envolver nas decisões que lhes dizem respeito.
A UNICEF vai organizar uma sessão, no dia 19 de março 2021(em horário a definir), com responsáveis políticos, especialistas e jovens para responder às questões das crianças e dos jovens (o programa será partilhado, em breve). Desafiamos as crianças, os jovens, as escolas e os pais a enviarem-nos as suas questões para serem respondidas nesse dia. As crianças e os jovens podem também participar, em direto, na sessão para colocar outras dúvidas.
No sentido de recolher as questões e dúvidas das crianças e dos jovens, solicitamos a colaboração de professores, educadores, encarregados de educação e pais e, neste sentido, enviamos uma proposta de atividade1 para desenvolver com os alunos/as para que, nesse contexto, possam expressar as suas questões e, assim, as verem respondias. Os resultados desta atividade (questões ou dúvidas) devem ser enviadas para o email escolas@unicef.pt, até ao dia 17 de março. As inscrições para participar na sessão podem ser feitas no site da UNICEF, em www.unicef.pt, a partir do dia 12 de março 2021.
Proposta de desenvolvimento de uma sessão para recolha de questões
-
Para introduzir a atividade, coloque a seguinte pergunta: O que é a Covid-19?
-
Peça aos alunos para refletirem e partilharem o que sabem.
Opção 1 – crianças mais pequenas
-
Peça aos alunos para desenharem o contorno (silhueta) de uma criança. Em seguida, solicite que pensem, escrevam ou desenhem, dentro ou fora do contorno da figura:
-
De que forma é que a Covid-19 os afetou?
-
O que mudou no dia-a-dia? Na escola? Em casa?
-
De seguida, peça para pensarem:
-
O que gostariam de saber mais sobre a pandemia/Covid-19? Que dúvidas têm?
-
O que sentem?
-
O que gostariam que fosse feito?
Opção 2 – crianças mais velhas/ jovens
-
Peça aos alunos para selecionarem notícias ou imagens sobre a pandemia e responderem a algumas questões:
-
Que problemas identificam? Por que identificaram essas notícias ou imagens?
-
O que vos faz sentir?
-
O que vos preocupa?
-
De que forma é que essa situação afeta as crianças na tua comunidade ou no mundo?
-
O que poderia ser feito? O que gostavas que fosse feito?
-
Que dúvidas tens e gostarias que te respondessem?
-
Registe as perguntas e partilhe com a UNICEF – escolas@unicef.pt (podem ser enviados desenhos ou textos).