No dia 26 de janeiro, a Escola Secundária de Estarreja, mais uma vez, abriu as portas à investigação científica, levada a cabo pelas investigadoras do Projeto AgoraRisk, Dra. Sofia Bento, Socióloga, da Universidade de Lisboa, Dra. Lúcia Fernandes, Engenheira Química e Socióloga, da Universidade de Coimbra, e Dra. Teresa Melo, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, professora de Hidrogeologia.
As sessões foram dinamizadas nas turmas do 11ºD1 (Geografia A), 10ºE (Matemática A) e 11ºL (Ambiente e Desenvolvimento Rural), no âmbito dos Projetos de Cidadania e Desenvolvimento das turmas, em articulação com o Programa Eco Escolas.
Cada sessão começou com uma atividade exploratória com os alunos, baseada num mapa de Estarreja, onde lhes foi pedido para situarem as suas vivências com água. Esta atividade permitiu construir um mapa hidrológico na perspetiva dos usos e dos conhecimentos acerca da água. Houve uma parte mais informativa apresentada pela Professora Teresa Melo. Na última parte de cada sessão teve lugar um exercício organizado de discussão com os alunos e docentes presentes.
Durante o tempo restante, manhã e tarde, as investigadoras acompanharam de forma voluntária conversas com alunos que se encontravam à volta da exposição de fotografias do projeto Agorarisk, atividade “Captar Estarreja”, presente no polivalente da Escola Secundária de Estarreja todo o mês de janeiro. As sessões interativas promoveram o diálogo entre as investigadoras e os estudantes em torno de questões de usos e disponibilidade de água, em qualidade e quantidade, em Estarreja, sobretudo de água subterrânea.
O balanço foi bastante positivo e os objetivos plenamente atingidos. Os alunos ficaram a perceber a dinâmica da água e do aquífero de Estarreja, a conhecer as principais pressões sobre o aquífero e respetivas consequências, bem como a identificar os agentes que devem cuidar do aquífero de Estarreja, a começar por cada um de nós.
Bem-haja a todos os intervenientes pelo trabalho realizado!
Fátima Silva
(Coordenadora do Programa Eco Escolas na ESE)