Estamos a chegar à época festiva da Páscoa, sinónimo de muito trabalho, mas também de algum repouso bem merecido para a comunidade escolar. Esta festividade está repleta de simbolismo e é propícia a muitas tradições, a realização do Folar é uma delas. Pareceu-me, então, que não poderia deixar de desafiar os alunos do 10º m, 1º turno, a confecionar um típico Folar da Páscoa e realizar mais um vídeo à volta da receita para a dar a conhecer sem que nenhum segredo fique por desvendar. A receita é de simples confeção. Aliás, tudo se torna simples quando nos entregamos de alma e coração...
Há uma lenda à volta do Folar da Páscoa, mas não é meu propósito debruçar-me, aqui, hoje, sobre essa matéria, para os mais curiosos fica o desafio de a pesquisar… vou, apenas, para além de vos presentear com a receita, referir que o Folar da Páscoa passou a ser associado a reconciliação e amizade… duas palavras/atitudes que tanto prezo…
Agradeço mais uma vez aos formandos que aceitaram de imediato e de forma viva este desafio e, sem me alongar mais, só me resta desejar uma boa Páscoa a todos, com a esperança de que venham a realizar a receita proposta que com a visualização do vídeo se tornará mais fácil!
Foi mais uma mostra do que se vai fazendo por estes lados da Póvoa…
Formador: Jorge Silva