No passado dia 16 de maio de 2024, as turmas 1EMA e 4EMC realizaram uma visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio Museu de Stº. André.
O Museu Marítimo de Ílhavo é, hoje, um museu marítimo singular." A sua missão consiste em preservar a memória do trabalho no mar e promover a identidade marítima dos portugueses. Museu, Aquário e Investigação e os pólos Centro de Religiosidade Marítima e Navio Museu Santo André resumem o atual Museu, uma instituição dedicada a todas as comunidades costeiras e aberta aos mais diversos públicos."
Os alunos puderam visitar as cinco exposições permanentes, "todas elas de temática marítima, todas elas singulares e dotadas de coleções ricas que são parte do património do Museu."
No piso inferior, observaram as exposições mais identitárias: a Sala da Faina/Capitão Francisco Marques e a Sala da Ria.
No piso superior, visitaram as restantes exposições de caráter permanente: "a Sala das Conchas e Algas, exibindo coleções de grande valor estético e biológico; a Sala dos Mares, relativa à experiência na expansão oceânica e no património naval dos portugueses; a Sala das Artes, com interpretações artísticas sobre o mar e os marítimos."
No Museu, realizaram a atividade: "Pelo mar de amanhã". A urgência de olhar para o oceano e perceber o que ainda há a fazer para o salvar. As alterações climáticas e a poluição marítima são dois dos problemas que mais o afetam e que, nesta visita, foram abordados e discutidos...pelo mar de amanhã!
No período da tarde, e após uma pausa para o almoço, visitamos o Navio Museu de Stº. André, um navio que fez parte da frota portuguesa do bacalhau e que, agora, mostra aos presentes e vindouros como foram as pescarias do arrasto do bacalhau, honrando a memória de todos os seus tripulantes durante quase meio século de atividade.
Conhecer é aprender!
Prof. Ana Couto
Prof. Ana Luísa Marques