Na atualidade moderna o tema da I.A. está em destaque de forma transversal. A multiplicidade plural das suas aplicações e as suas potenciais capacidades disruptivas são objeto de análise a nível mundial. Todas as disciplinas e todas as profissões, tarde ou cedo terão de se confrontar com este choque do futuro. Consciente das vantagens e ameaças, que esta inovação transporta, o Agrupamento de Escolas de Estarreja realizou hoje (12 de Junho), uma palestra experimental sobre esta dinâmica futurante. O tratamento intelectual dos temas abordados foi magnificamente conduzido, por um grupo de alunos voluntários e altamente motivados.
As temáticas selecionadas pelo mentor da iniciativa (Prof. Fernando Dias), estavam em total sintonia com os gostos e talentos naturais dos discentes envolvidos. De imediato, passo a referir os temas supramencionados:
Ética Social, Urbanismo Futurista, Ensino Robotizado de Inglês, Moda e Design, Desporto e Lazer, Astrofísica, Ciências Automotivas e Investimento Financeiro.
Os jovens tiveram total liberdade em matéria de investigação, assim como, na escolha dos métodos e/ou modelos expositivos. A proficiência cultural revelada por este grupo de alunos durante quase 3 horas, causou admiração e total agrado nos elementos presentes do corpo docente. Vivemos uma manhã pedagogicamente fascinante.
Os momentos altos desta apresentação foram diversos, podendo destacar-se em particular os 6 seguintes:
- O habitual questionamento filosófico clarividente do Prof. Tiago, e em especial, a emergência dum dos seus axiomas únicos: " os professores são alunos velhos e os alunos são professores novos". Frase carismática e integral, que se moverá eternamente no plasma mnemónico-discursivo desta palestra acontecida.
- A lógica mental estruturante do Prof. Vitor e o seu racionalismo dialético ao abordar o Urbanismo Automotivo nas "Cities of the Future", entronizou sabiamente a Geografia no patamar de ciência total.
- A excelência intelectual do aluno Mateus Cunha, jovem arquiteto da palavra sideral foi ímpar. Revelou-se senhor do grande saber da dimensão cósmica. Autodidata em Astronomia, velha ciência hermética apenas reservada aos eleitos.
- Os restantes participantes foram todos surpreendentes nas suas áreas de eleição. Fascinaram o público presente com as suas breves orações de sapiência. Silenciaram as transitórias sombras de críticos e eclipsaram completamente os seus pequenos medos interiores; baluartes psicológicos típicos da sua bela idade.
- Da parte da tarde, na sala de professores fui confrontado de forma direta com a lógica formal da Rosa de Filosofia. Esta douta flor da sabedoria, tais palavras tirou do experto peito: "Fernando, já viste o que podemos fazer de valioso nesta escola, apenas com a prata da casa? Hoje provaste isso!".
- O Diretor Jorge Ventura sentiu o pulsar desta instituição de forma inequívoca. Ficou extremamente realizado com este momento pedagógico de encerramento do ano letivo. O seu habitual modelo de liderança democrática foi transposto para a liberdade de escolha dos temas, da investigação e do modelo de exposição realizados pelos alunos. Agradeceu sinceramente a intervenção científica e a presença multidisciplinar de professores e alunos nesta iniciativa experimental. Acredita seriamente, que esta escola terá de estruturar-se, para formar e informar os seus jovens a enfrentarem este violento choque tecnológico. Realçou o papel especial dos docentes na construção de futuros futurantes. Na sua mente, uma verdadeira escola terá de ser sempre um cavalo de Tróia, preparado para invadir o futuro.
Em tempos eletrónicos, com novas e contraditórias formas de inteligência, relembremos como a astúcia heroica de Ulisses em Troia ecoa pelos séculos. Exemplo imortal de uma extraordinária vitória da inteligência natural… Será que um sofisticado comandante militar robotizado teria feito melhor?
Nessa noite, na Rádio Antena 1 por volta das 9.00 P.M. num comunicado da ONU, António Guterres anunciou as suas enormes preocupações com a progressiva desumanização dos algoritmos. É urgente elaborar um código mundial de conduta para "domesticar" a Inteligência Artificial, contendo princípios que estejam de acordo com os Diretos do Homem.
Esta iniciativa de 12 de junho de 2023, provou que esta escola está a tempo de acompanhar o tempo complexo do nosso tempo.
Uma cortesia de Fernando Dias - (Senior History Teacher)