As confrarias Gastronómicas são património nacional. Constituem uma forma organizada e nobre de proteção do vasto tesouro que é a gastronomia portuguesa, sendo também uma forma da afirmação da identidade e de desenvolvimento dos territórios.
A Confraria de Ovar, nossa vizinha, foi a primeira a ser convidada pelo formador Emídio Concha para ir ao restaurante pedagógico da Póvoa. É sempre importante conhecer primeiro o que nos é mais próximo. O evento realizou-se dia 09-04-2024 com a turma do 10º M, 1º e 2º turno.
Os nossos convidados cozinharam juntamente com os formandos uma ementa típica vareira constituída pela seguinte sequência: entradas variadas ligadas ao mar, caldeirada de peixe e o famoso pão-de-ló de Ovar, ícone da gastronomia Ovarense.
A manhã de trabalho começou com uma pequena exposição sobre a importância das confrarias, dando especial relevância à Confraria de Ovar e à história do ex-libris doce da região. De seguida os alunos foram divididos em vários grupos, meteram as mãos na massa e realizaram os pitéus com o acompanhamento e conselhos dos confrades presentes. Uma partilha de saberes entre gerações muito proveitosa para ambas as partes. Prosseguiu-se com o almoço convívio onde todos apreciaram e degustaram as diversas iguarias realizadas. Olhando para as caras risonhas dos alunos, afirmo que estava tudo ótimo.
Um dia proveitoso, uma experiência singular para os formandos que adquiriram conhecimento sobre a nossa cultura gastronómica. Damos a primeira etapa por terminada. Objetivo cumprido, venha a próxima…
Foi mais um dia bem preenchido para todos estes jovens, abrir alguns horizontes, é para isso também que estamos cá…
Formador; Jorge Silva