No dia 25 de janeiro de 2024, a turma do 10 M (Turno 1 e 2) de Cozinha teve a oportunidade de assistir a um workshop dinamizado pelo mediático Chefe Hernâni Ermida, bem conhecido dos portugueses por ser uma figura presente em várias plataformas televisivas. Uma sorte tê-lo entre nós! A realização deste evento foi possível graças à iniciativa do professor Emídio Concha e do Formador Jorge Silva.
É importante para os formandos em início de carreira o contacto com profissionais que lhes abram as suas mentes sobre o mundo “maravilhoso” e cheio de oportunidades que é o mundo da restauração, motivo pelo qual a presença do chefe Hernâni, pessoa externa ao recinto escolar, se torna tão relevante. Muitas vezes focamo-nos nos aspetos maus da profissão, como a resistência ao stress, os dias longos de trabalho, entre outros, esquecendo que em muitas situações os cozinheiros profissionais vivem momentos de exceção, podendo cruzar-se com pessoas mais célebres, pessoas menos célebres, trabalhar com equipas multilinguísticas, multiculturais, tornando os cozinheiros atuais muitas vezes pessoas com saberes ímpares. Trabalhar nesta área pode colocar-nos em sítios memoráveis, vivendo uma carreira e momentos que nunca iremos esquecer…
Foi também essa experiência que o Chefe Hernâni veio focar. Falou um pouco sobre o seu percurso até chegar aos dias de hoje - uma vida de sacrifício, entrega e muita dedicação. Ouvir o seu testemunho reforçou que cabe a cada um trilhar o seu caminho e que sem esforço, dedicação e muito trabalho qualquer objetivo fica sempre pelo papel e basicamente acaba em nada de concreto. O Chefe abordou, ainda, alguns pontos essenciais para qualquer profissional, independentemente da área de formação: nomeadamente a resiliência – característica tão necessária para não desistir logo após o primeiro percalço… Os alunos ouviram, estiveram atentos e colocaram questões muito pertinentes sobre todos esses assuntos. Após esta breve história de vida, passámos à parte mais prática e de que todos estavam à espera - o workshop, que funcionou de forma demonstrativa e o chefe foi chamando alunos faseadamente para o ajudar a realizar as tarefas. A ementa foi a seguinte: uvas com presunto; lombinho de porco crocante e, por fim, a famosa sobremesa de origem francesa, o “Crepe Suzette”. Durante a realização da parte prática, os formandos puderam saborear os pitéus e tirar as suas dúvidas com o Chefe. As caras joviais dos participantes ao provar não deixaram dúvidas de que tudo, além do aspeto e do cheiro maravilhoso, era delicioso! Finalmente, houve, ainda, oportunidade para uma sessão de fotos com miúdos e graúdos.
Foi, sem dúvida, mais um evento relevante e marcante para estes alunos em início de carreira. Penso que de alguma forma irão relembrar este momento por muitos e muitos anos pela partilha de saberes proveitosa para ambas as partes… Os formandos assumiram sempre uma postura correta, mostraram curiosidade e interesse.
Fica aqui patente o agradecimento ao Chefe Hernâni Ermida pela sua presença, disponibilidade e transmissão de saberes, pela sua boa disposição e pela empatia natural que conseguiu demonstrar ao longo do workshop. Um bem-haja a todos os que participaram direta ou indiretamente!
Prof. Jorge Silva