Blog
Blog dos Serviços de Psicologia e Orientação.
Documentos
Consulte aqui os documentos do SPO.
O que são os SPO?
O Serviço de Psicologia e Orientação, abreviadamente designado por SPO, constitui uma unidade de apoio educativo orientada para avaliar e intervir em situações problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, o comportamento e as aprendizagens de crianças e jovens. No âmbito da sua especialidade, articula com projetos, serviços do contexto escolar e comunitário, na identificação e construção de respostas educativas. Compete-lhe, ainda, planear e implementar ações de orientação escolar e profissional, criando condições para que os jovens, com o apoio das suas famílias, se envolvam na construção de projetos de vida e materializem escolhas sustentadas em informação realista, concernente aos campos formativos e profissionais.
O Serviço encontra-se sedeado na escola Secundária de Estarreja e tem como área de influência o Agrupamento de Escolas de Estarreja. Podem aceder ao SPO, livremente e de forma direta, os alunos, professores, encarregados de educação, pessoal não docente ou outros significativos. O contacto pode, também, ser feito por telefone ou por e-mail, sendo esta uma via alternativa para a colocação de questões e solicitação de atendimento.
As solicitações para avaliação ou acompanhamento psicológico obedecem ao preenchimento de formulário próprio (formulário de referenciação) a ser entregue no gabinete dos SPO, presencialmente ou via eletrónica, qualquer que seja o estabelecimento de ensino deste Agrupamento.
Equipa Técnica
Psicólogas:
Maria de Fátima Alçada
Joana Miguel Seabra
Contactos
Telefone: 234 841 704
Email: fatimalcada@aeestarreja.pt / joanaseabra@aeestarreja.pt
REGIMENTO DO SPO
As normas pelas quais se rege o SPO podem ser consultadas aqui.
Enquadramento legal da atividade do SPO
A criação dos SPO foi consagrada na lei de bases do sistema educativo lei 46 -1986. As suas atribuições, competências estão definidas no decreto-lei nº 190/91, de 17/5, bem como a sua organização, funcionamento e constituição das equipas técnicas. Posteriormente foram acrescidas atribuições específicas:
- Despacho conjunto 453-2004 – (Cursos de educação e formação)
- Decreto – lei 3-2008 – (Educação especial)
- Decreto-lei 137-2012 – (Autonomia, administração e gestão de estabelecimentos de ensino não-superior)
- Decreto-lei 139-2012 – (Organização, gestão e desenvolvimento do currículo do ensino básico e secundário)
- Lei 51 – 2012 – (Estatuto do aluno)
- Portaria 292-A 2012 – (Criação e experiência-piloto dos cursos vocacionais)
- Portaria 275-A 2012 (Ensino dos alunos com currículo específico individual)
- Despacho normativo 24-2012 (Avaliação de conhecimentos e capacidade no ensino básico e secundário – reorientação do percurso escolar